Sobre o Método Montessori

Método Montessori.
Uma abordagem educacional
centenária e relevante.

Maria Montessori, nascida na Itália em 1870, foi uma das primeiras mulheres médicas do país. Sua experiência profissional no campo da psiquiatria a levou a trabalhar com crianças com necessidades especiais. Ao observar essas crianças, ela percebeu que, dadas as condições apropriadas, elas eram perfeitamente capazes de aprender e se desenvolver. Esta observação foi a semente para o desenvolvimento de seu revolucionário método de ensino.

A abordagem Montessori é única em sua ênfase no desenvolvimento prezando pela autonomia da criança, esse processo ocorre por meio de um ambiente rico e preparado. O educador atua como um guia, planejando e preparando o ambiente. Os materiais contemplam as diversas áreas de conhecimento e são projetados para serem manipulados, explorados conforme o interesse de cada criança. Cada material tem um propósito específico e permite aprender por meio da descoberta.

Uma característica marcante do método Montessori é a aprendizagem em turmas com idades mistas. Isto promove uma interação natural onde as crianças mais novas aprendem com as mais velhas, e as mais velhas reforçam seu aprendizado ensinando as mais novas. Este sistema não só fomenta a colaboração e a socialização, mas também permite que cada criança avance em seu próprio ritmo, livre das restrições das expectativas baseadas em idade.

Atualmente, mais de um século após Maria Montessori ter inaugurado sua primeira "Casa dei Bambini" (Casa das Crianças) em Roma, o método Montessori é adotado em milhares de escolas ao redor do mundo. Seu legado tem sido uma prova contínua da eficácia e relevância de sua abordagem. Em um mundo em rápida mudança, onde as habilidades de pensamento crítico, autodisciplina e adaptabilidade são altamente valorizadas, a educação Montessori prepara os alunos para serem aprendizes ao longo da vida.

A importância do Método Montessori não reside apenas em seu embasamento pedagógico, mas também em sua capacidade de tratar a educação como uma preparação para a vida. Ao cultivar um amor intrínseco pelo aprendizado, respeito pelo ambiente e pelos outros, e uma compreensão profunda de conceitos fundamentais, as crianças Montessori estão frequentemente à frente em termos de maturidade emocional, social e acadêmica.

Em resumo, o Método Montessori, com sua rica história e enfoque centrado no aluno, continua sendo uma das abordagens educacionais mais respeitadas e eficazes do mundo. Em um tempo em que a educação é frequentemente desafiada a se reinventar, o legado de Maria Montessori serve como um lembrete da importância de colocar as necessidades e potencialidades individuais da criança no coração do processo de aprendizagem.

Os Seis Pilares Educacionais do Método Montessori

Curiosidade Montessori

Maria Montessori delineou sua abordagem educacional com base em seis fundamentos essenciais, que orientam a pedagogia.

1 – Autoaprendizagem
A criança possui um ímpeto natural para o aprendizado. Ao ter a curiosidade de conhecer o mundo ao seu redor, proporcionamos a ela a autonomia para investigar, descobrir e aprender por conta própria.

2 – Abordagem Científica na Educação
Empregando técnicas de observação, formulação de hipóteses e avaliações, busca-se entender como melhor atender às necessidades individuais de cada criança e avaliar continuamente a eficiência das práticas educativas.

3 – Perspectiva Cósmica da Educação
Apresentar o conhecimento de maneira sistematizada e organizada, enfatizando a harmonia e ordem que existem no cosmos. Isso incentiva a imaginação da criança e ressalta a interconexão de tudo, conscientizando-a de seu papel na preservação e enriquecimento do mundo.

Desenvolvimento Harmônico da Criança

4 – Espaço Adequado
Mobiliário dimensionado à estatura da criança e recursos pedagógicos disponíveis para sua exploração autônoma.

5 – Educador Capacitado
Com a missão de direcionar e apoiar o florescimento da criança, garantindo que ocorra nas condições mais favoráveis.

6 – Desenvolvimento Harmônico da Criança
Proporcionar um ambiente que favoreça o crescimento integral, permitindo que a criança manifeste suas inclinações naturais, como apreciação pelo silêncio, pelo trabalho dedicado e pela organização.

Para colher os frutos desta pedagogia, é essencial que esses fundamentos sejam vivenciados harmonicamente em nosso cotidiano familiar. A aspiração ao implementar essas bases é formar uma criança confiante, harmonizada e contente.

Conheça nossa escola.

Agora que já conhece a essência da nossa escola, convidamos você a vivenciar nosso ambiente. Clique no botão abaixo para preencher o pré-cadastro e agende sua visita no dia e horário que melhor lhe convier. Lembre-se: nossas matrículas estão sempre abertas, acolhendo crianças da educação infantil e ensino fundamental.