Nossas turmas

Descubra as turmas da Escola Vila Luz Montessori: ambientes cuidadosamente preparados que promovem aprendizado individualizado, crescimento e descoberta. Veja como nosso método Montessori é aplicado em cada etapa educacional para inspirar, encorajar e cultivar mentes curiosas.​

BAMBINIS

A fase entre 2 a 3 anos é um período incrivelmente dinâmico na vida de uma criança, caracterizado por descobertas rápidas e desenvolvimento acelerado. A turma BAMBINI, alinhada à abordagem Montessori, foi cuidadosamente estruturada para atender às necessidades específicas desta faixa etária. Cada elemento, desde o ambiente até os materiais, é projetado para ser acessível e estimulante para os pequenos, permitindo que explorem, se questionem e descubram o mundo ao seu redor.

Dentro do método Montessori, a ênfase é colocada na aprendizagem autodirigida e na promoção da independência. Para as crianças na turma BAMBINI, isso significa um espaço onde elas podem se mover livremente, escolher atividades que as intrigam e trabalhar no seu próprio ritmo. Cada material Montessori presente na sala é projetado para ser auto-corretivo, permitindo que a criança perceba seus próprios erros e aprenda com eles. Essa abordagem não só nutre a curiosidade natural das crianças, mas também semeia as sementes da autoconfiança, autonomia e amor pelo aprendizado.

AGRUPADAS

Entre os 3 e 6 anos de idade, a criança vivencia um período repleto de curiosidade e maravilhamento diante do mundo, sendo essa uma fase crucial para moldar as bases de sua educação e desenvolvimento pessoal. A turma AGRUPADA, fundamentada no método Montessori, abraça essa fase de descobertas, oferecendo um ambiente enriquecido que combina crianças de diferentes idades, permitindo que aprendam mutuamente em um ambiente coeso e colaborativo.

No cenário Montessori, o convívio em turmas com faixas etárias mistas é essencial para promover tanto a aprendizagem individual quanto a coletiva. Na turma AGRUPADA, as crianças mais velhas atuam como modelos e mentores para as mais novas, reforçando seu próprio entendimento ao ensinar e guiar os colegas. Simultaneamente, as crianças mais novas são instigadas por seus pares mais velhos, sendo desafiadas a alcançar novos patamares. Este ambiente, enriquecido com materiais Montessori cuidadosamente selecionados, apoia o desenvolvimento integral da criança, incentivando sua independência, criatividade e pensamento crítico. Nas salas de aula os materiais abarcam as diferentes áreas de conhecimento, e são planejados e dispostos conforme as necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil descrito no método Montessoriano.

FUNDAMENTAL 1

A importância do Método Montessori não reside apenas em seu embasamento pedagógico, mas também em sua capacidade de tratar a educação como uma preparação para a vida. Ao cultivar um amor intrínseco pelo aprendizado, respeito pelo ambiente e pelos outros, e uma compreensão profunda de conceitos fundamentais, as crianças Montessori estão frequentemente à frente em termos de maturidade emocional, social e acadêmica.

É no Ensino Fundamental que ocorre o aprofundamento da leitura e escrita, o exercício das principais operações matemáticas, a formulação dos conceitos das demais áreas de conhecimento contemplados nos marcos legais. Nesse momento as crianças começam a descobrir-se socialmente e o quanto o ser humano faz parte e participa dos acontecimentos do mundo, por isso, são incentivadas a conjuntamente pensar sobre a humanidade, formular hipóteses, e desbravar os conceitos das diversas ciências.

Em resumo, o Método Montessori, com sua rica história e enfoque centrado no aluno, continua sendo uma das abordagens educacionais mais respeitadas e eficazes do mundo. Em um tempo em que a educação é frequentemente desafiada a se reinventar, o legado de Maria Montessori serve como um lembrete da importância de colocar as necessidades e potencialidades individuais da criança no coração do processo de aprendizagem.

FUNDAMENTAL 1

Entre os 8 e 9 anos, as crianças experimentam uma profunda expansão em sua capacidade de raciocinar, analisar e compreender conceitos mais abstratos. No contexto do método Montessori, a turma FUNDAMENTAL 1 é projetada para apoiar e estimular essa evolução cognitiva, fornecendo um ambiente de aprendizagem que é simultaneamente desafiador e acolhedor.

Nesta fase, os educadores Montessori apresentam materiais e projetos mais complexos que incentivam a autodeterminação, a colaboração e a reflexão. O currículo é integrado, permitindo que as crianças estabeleçam conexões entre diferentes áreas de conhecimento, desenvolvendo assim uma compreensão holística do mundo. O ensino também é centrado na promoção da independência e responsabilidade, preparando os alunos para serem aprendizes autônomos e pensadores críticos. Em FUNDAMENTAL 1, as crianças também são incentivadas a questionar, pesquisar, debater e produzir, cultivando uma paixão pela descoberta e pelo conhecimento que as servirá ao longo de suas vidas acadêmicas e pessoais.

Conheça nossa escola.

Agora que já conhece a essência da nossa escola, convidamos você a vivenciar nosso ambiente. Clique no botão abaixo para preencher o pré-cadastro e agende sua visita no dia e horário que melhor lhe convier. Lembre-se: nossas matrículas estão sempre abertas, acolhendo crianças da educação infantil e ensino fundamental.